16 de julho de 2025 às 13:44
O governo de Donald Trump abriu uma investigação sobre as práticas comerciais do Brasil nesta terça-feira, 15, para averiguar se elas estariam restringindo injustamente as exportações americanas para o país.
A medida ocorre uma semana após o presidente Donald Trump anunciar que vai impor uma tarifa extra de 50% aos produtos brasileiros exportados aos Estados Unidos.
De acordo com um comunicado do Escritório do Representante Comercial dos Estados Unidos, o objetivo da investigação é verificar se determinadas políticas e ações do governo brasileiro são prejudiciais para empresas americanas.
Entre os pontos que serão analisados estão: as tarifas aplicadas pelo Brasil a produtos dos Estados Unidos, políticas comerciais digitais, o acesso ao mercado de etanol e as "interferências anticorrupção", entre outros.
Na carta enviada na semana passada pela rede social Truth Social, Trump afirmou que planejava aplicar uma tarifa de 50% sobre todas as importações brasileiras, como parte de uma série de ameaças de aumento de taxas que devem entrar em vigor em 1º de agosto.
No entanto, a correspondência direcionada ao Brasil criticou as políticas do país que afetavam a operação de empresas americanas de tecnologia e o tratamento dado ao ex-presidente Jair Bolsonaro, que atualmente enfrenta julgamento por tentativa de golpe de estado.
Jamieson Greer, representante comercial dos EUA, declarou que a investigação seria iniciada com base nos "ataques do Brasil contra as empresas americanas de mídias sociais, além de outras práticas comerciais desleais que afetam empresas, trabalhadores e gricultores"