2 de julho de 2025 às 19:44
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva solicitou uma visita à ex-presidente argentina Cristina Kirchner em seu apartamento no bairro Constitución, em Buenos Aires, onde ela cumpre prisão domiciliar devido a uma condenação de 6 anos por corrupção no caso conhecido como "Vialidad"
Lula chegará à capital argentina na noite desta quarta-feira, 2, e retorna ao Brasil na quinta-feira, após participar da cúpula do Mercosul, onde assumirá a presidência rotativa do bloco.
Apesar da presença do presidente argentino, Javier Milei, não está prevista uma reunião bilateral entre os dois chefes de Estado
Em vez disso, Lula manifestou expressamente o desejo de visitar Cristina em sua residência na rua San José 1111.
Segundo as regras impostas à ex-presidente para o cumprimento da pena em casa, visitas extraordinárias precisam ser previamente autorizadas e justificadas. Cristina tem autorização apenas para receber um grupo fixo de pessoas.
A visita de Lula tem um forte componente simbólico. Quando o líder brasileiro esteve preso em Curitiba, foi visitado por Alberto Fernández, então candidato à presidência da Argentina.