Mundo

Por que George Santos foi preso? Veja os crimes cometidos pelo ex-deputado dos EUA

Mateus Omena

25 de julho de 2025 às 18:29

Mandel NGAN/AFP

O ex-deputado dos Estados Unidos, George Santos, filho de brasileiros, foi preso nesta sexta-feira, 25, após se entregar às autoridades americanas.

null/

Ele foi condenado a sete anos de prisão em abril por fraude e falsidade ideológica. Naquele mês, o político admitiu ter cometido esses crimes.

AFP/AFP

Santos se entregou às autoridades no último dia do prazo estipulado e começará a cumprir sua pena em uma prisão federal, segundo a Associated Press.

O ex-deputado se apresentou ao sistema prisional em Fairton, Nova Jersey, onde permanecerá durante o cumprimento de sua sentença.

AFP/Reprodução

O político, que causou polêmica devido a uma série de mentiras sobre sua trajetória de vida, foi condenado por enganar doadores durante sua campanha e admitiu ter cometido fraude eletrônica.

Santos também foi condenado por roubar a identidade de pelo menos dez pessoas, incluindo familiares, para financiar sua eleição ao Congresso.

null/

Santos, republicano de Nova York, teve um mandato de pouco mais de um ano antes de ser expulso da Câmara dos Representantes em 2023. Como parte de um acordo judicial, ele concordou em pagar cerca de US$ 580 mil em multas, além de cumprir sua pena de prisão.

Mandel NGAN/AFP

De acordo com a imprensa americana, Santos deveria se apresentar até 25 de julho para iniciar o cumprimento da pena, conforme determinação da Justiça.

AFP/AFP

Antes de ser sentenciado, o ex-deputado enviou uma carta ao tribunal expressando arrependimento pelos crimes cometidos e alegando que a pena pedida pelos promotores era "severa demais".