Mundo

Pirâmides do Egito: Pesquisadores podem ter encontrado a solução para construção

Estadão Conteúdo

4 de junho de 2024 às 16:53

Leandro Fonseca / EXAME/

O maior campo de pirâmides do Egito fica localizado em uma faixa de deserto. Pela lógica, essas estruturas monumentais deveriam ser construídas perto de corpos d'água capazes de contribuir no transporte de materiais e mão de obra.

Peter Adams/Getty Images

Entretanto, não há fluxos de água perto das pirâmides egípcias e o Rio Nilo fica a quilômetros de distância.

Recentemente, pesquisadores de instituições de Estados Unidos, Austrália e Egito parecem ter achado a solução para esse mistério.

Leandro Fonseca / EXAME/

Eles revelaram a existência de uma ramificação de rio que passava na região durante o período de construção das três pirâmides de Gizé.

Ele margeava 31 pirâmides construídas durante o Antigo Império egípcio, que durou do ano 2.649 até o ano 2.130 antes de Cristo (a.C).

Leandro Fonseca/Exame

"O presente trabalho permitiu a detecção de segmentos de um antigo ramo principal do Nilo que corre ao pé do Platô do Deserto Ocidental, onde se encontra a grande maioria das pirâmides do Antigo Egito", apontam os pesquisadores no paper.

Nature/Divulgação/Divulgação

A ramificação media 64 quilômetros de extensão e tinha entre 2 metros e 8 metros de profundidade. A largura, entre 200 metros e 700 metros, é similar ao seu vizinho do curso do Nilo de hoje.

Leia mais