21 de julho de 2025 às 12:39
Nos Estados Unidos, muitos observadores acreditam que o "presente de Natal" de Lula chegou mais cedo, após ações de Trump. A tarifa de 50% imposta por Trump pode acabar beneficiando o presidente brasileiro.
Trump, ao se opor ao STF e tentar proteger Bolsonaro, fortaleceu a resistência à interferência externa no governo Lula. Essa postura alimentou o sentimento nacionalista entre a população brasileira, aponta colunista do Washington Post.
A tarifa de Trump, voltada contra o Brasil devido à postura de Moraes contra a desinformação, acabou fortalecendo Lula. A medida afetou setores ligados à direita, prejudicando empresários e a relação comercial entre os países.
A imposição das tarifas gerou surpresas, considerando o superávit comercial dos EUA com o Brasil. Além disso, houve mal-estar no governo dos EUA, com diplomatas questionando a interferência em assuntos internos.
Lula adotou uma postura defensiva, criticando Trump em entrevistas e se colocando como defensor da soberania brasileira. Isso refletiu a opinião de muitos brasileiros que desaprovam as ações do presidente dos EUA.