Mundo

'Ozempic falso': cópias de medicamentos para perda de peso foram proibidos na Austrália

Fernando Olivieri

24 de maio de 2024 às 11:13

imyskin/Getty Images

A Austrália proibirá farmácias de criar réplicas de medicamentos populares para perda de peso, como o Ozempic, após relatos de efeitos colaterais perigosos, incluindo a hospitalização de um paciente devido a um “incidente adverso grave”. A informação é da Bloomberg.

O ministro da Saúde, Mark Butler, anunciou na quarta-feira, 22, que as farmácias serão restringidas de fabricar produtos compostos de agonistas do receptor GLP-1.

Carsten Snejbjerg/Bloomberg via/Getty Images

O GLP-1 é uma classe de medicamentos que ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue, para pacientes individuais

Essa brecha, anteriormente, permitia a criação de produtos semelhantes ao Ozempic que não haviam sido aprovados pelos reguladores australianos.

Ozempic/Divulgação

Mais de 20.000 pacientes australianos têm usado medicamentos “cópias”, em grande parte para tentar perder peso, segundo Butler. “Embora eu entenda que esta ação possa preocupar algumas pessoas, o risco de não agir é muito maior”, disse ele.

“Você só precisa olhar para os relatos recentes de indivíduos impactados pela composição em larga escala para perceber os perigos.”

A crescente demanda por medicamentos para perda de peso, incluindo o Ozempic da Novo Nordisk, levou a uma escassez desses medicamentos em todo o mundo, mesmo com alguns usuários relatando efeitos colaterais, como náusea.

Leia mais