5 de agosto de 2025 às 12:32
Giorgos Zafeiriou já não reconhece seu bairro em Atenas, com calçadas ocupadas por mesas de restaurantes, malas rolando entre latas de lixo e o barulho da música. Ele lamenta o excesso de turismo em Plaka, onde vive há 30 anos.
A cidade se tornou um destino turístico global desde o fim da pandemia, com a expectativa de 10 milhões de visitantes este ano, refletindo seu crescimento como destino. Atenas, berço da civilização ocidental, era antes só uma escala para as ilhas gregas.
Plaka, ao pé da Acrópole, recebe milhões de turistas todos os anos. O bairro, o mais antigo da Europa, é repleto de cafés, lojas e ruínas antigas, com cerca de 4,5 milhões de visitantes em 2024.
O turismo impulsiona a economia, mas gera insatisfação local. Moradores reclamam dos preços altos e do impacto nos bairros, como em Barcelona e Veneza, que tomaram medidas para controlar a visitação.
Plaka enfrenta uma expansão descontrolada de aluguéis de curto prazo. O governo proibiu novos registros de apartamentos em plataformas como Airbnb, mas as leis enfrentam dificuldades de aplicação, como apontado por especialistas.