Mundo

"Não podemos deixar o país nas mãos dessa gente", diz Mbappé sobre eleição na França

Da Redação

4 de julho de 2024 às 19:27

FRANCK FIFE/AFP

O atacante Kylian Mbappé entrou no assunto das eleições legislativas francesas. E foi enfático ao pedir aos eleitores que "não deixem o país nas mãos mãos dessas pessoas", em referência ao partido de extrema direita Reagrupamento Nacional.

O partido venceu o primeiro turno das eleições da França com 33,15% do total de votos.

Christian Liewig/Getty Images

"Mais do que nunca, precisamos ir votar. Há uma urgência real. Não podemos deixar o nosso país nas mãos dessa gente. É realmente urgente. Acho que já vimos os resultados, é catastrófico, e realmente esperamos que tudo corra bem e que as pessoas se mobilizem", disse Mbappé.

AFP/AFP

O Reagrupamento Nacional é liderado pela política de extrema-direita Marine Le Pen. Recentemente, ela disse que só formaria uma coalizão no Parlamento se pudesse "governar", garantindo que a legenda trabalhará para convencer deputados de outros partidos a se unirem ao grupo.

"É evidente que não podemos aceitar ir para o governo se não pudermos agir", disse Le Pen. "Queremos governar"

Emmanuel Dunnand/AFP

O segundo turno das eleições legislativas francesas acontecerão neste domingo, 7. Cerca de 30.000 policiais serão mobilizados em toda a França para garantir que não haja problemas, segundo a Reteurs.

Uma pesquisa da IFOP para LCI e Le Figaro mostrou o partido de Le Pen ganharia de 210 a 240 assentos, abaixo de 240-270 previstos anteriormente. Assim, ficaria sem maioria absoluta.

A Nova Frente Popular de esquerda foi vista em segundo lugar, com 170 a 200 assentos, à frente do grupo centrista do presidente Emmanuel Macron, Together, com 95 a 125 assentos. Os republicanos conservadores devem ganhar 25 a 45 assentos.