Mundo

Milei chama vice de traidora após Senado argentino aprovar aumento da aposentadoria

Rebeca Freitas

11 de julho de 2025 às 14:53

Sofia ARECO / ARGENTINA'S SENATE / AFP/

O Senado da Argentina aprovou pacotes de reformas que incluem aumento de 7,2% nas aposentadorias. A medida gerou polêmica, com o presidente Milei chamando sua vice, Victoria Villarruel, de “traidora".

A acusação veio após Villarruel, que também é presidente do Senado, apoiar as reformas em uma sessão crítica. A aprovação gerou críticas de Milei, que considera as reformas prejudiciais para o equilíbrio fiscal do país.

Tomas Cuesta/AFP

Milei já anunciou que vetará os pacotes e, caso o veto falhe, levará o caso à Justiça. O presidente acredita que qualquer decisão judicial teria pouco impacto a longo prazo, sendo revertida rapidamente.

ANPR/Divulgação

As novas medidas incluem a prorrogação da moratória, ampliando as condições de aposentadoria para quem não cumpriu os requisitos. Além disso, há um aumento nas aposentadorias, o que foi visto como um ponto positivo por parte da população.

Juan Mabromata/AFP

Em meio à votação, a ministra Patricia Bullrich criticou publicamente Villarruel, pedindo que ela deixasse o plenário. Bullrich acusou a vice de ser cúmplice do kirchnerismo e não apoiar as mudanças que o governo de Milei propôs.

Milei chama vice de traidora após Senado argentino aprovar aumento da aposentadoria