Mundo

Lei Magnitsky: o que é a sanção que Trump pode aplicar contra Moraes

Da Redação

18 de julho de 2025 às 19:04

/Agência Câmara

Nesta sexta-feira, 18, o deputado federal Eduardo Bolsonaro voltou a defender que o governo de Donald Trump aplique sanções pela Lei Magnitsky contra Alexandre de Moraes, após a Polícia Federal fazer uma operação contra seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Dangutsu/Site Exame

A Lei Magnitsky é o principal mecanismo que os Estados Unidos usam para punir estrangeiros acusados de desrespeitar direitos humanos ou se envolverem em corrupção.

Olaser/Getty Images

Quem é colocado na lista de sanções baseadas nesta lei fica impedido de entrar nos Estados Unidos e tem seus bens no país congelados, inclusive recursos em contas bancárias.

Zave Smith/Getty Images

Ao mesmo tempo, essas pessoas não podem realizar transações financeiras com empresas sediadas ou com negócios nos EUA. Isso dificulta o acesso a cartões de créditos ou viajar com companhias aéreas americanas, por exemplo.

Anna Moneymaker/AFP

Empresas que desrespeitarem a regra e fizerem negócios com pessoas sob sanção podem ser punidas pelo governo americano.

Anna Rose Layden/AFP

A aplicação dessas sanções depende apenas de um ato administrativo do governo americano, sem a necessidade de um processo judicial. A decisão é feita pelo Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC), parte do Departamento do Tesouro. A punição tem início imediato.

Leia mais