29 de julho de 2025 às 10:54
O Departamento de Justiça dos EUA anunciou uma recompensa de até US$ 25 milhões por informações que levem à prisão de Nicolás Maduro, presidente da Venezuela. A recompensa foi divulgada pela Administração de Repressão às Drogas dos EUA.
Maduro é acusado de narcoterrorismo, importação de cocaína e tráfico de armas. Além dele, os EUA também buscam informações sobre outros membros do governo venezuelano, como Diosdado Cabello e Vladimir Padrino.
Os EUA afirmam que Maduro é parte de um grupo criminoso chamado “Cartel de los Soles”, que apoia organizações terroristas como o Cartel de Sinaloa e o Tren de Aragua. O governo Trump classificou o Cartel como uma organização terrorista.
A acusação contra Maduro foi formalizada em 2020, sendo ele acusado de enviar toneladas de cocaína aos EUA. O presidente venezuelano nega as acusações, alegando perseguições políticas internacionais.
A recompensa pode ser solicitada via e-mail ou de forma confidencial à DEA, com o objetivo de enfraquecer o regime de Maduro e restaurar a democracia na Venezuela, conforme a diplomacia dos EUA.