22 de julho de 2025 às 16:37
Os Estados Unidos anunciaram nesta terça-feira, 21, que vão deixar novamente a Unesco, alegando viés anti-Israel da organização. A decisão ocorre dois anos após o país ter retornado à agência.
A porta-voz do Departamento de Estado, Tammy Bruce, afirmou que a saída está ligada à percepção de causas sociais divisivas na Unesco. Ela criticou a decisão de admitir a Palestina como membro pleno, destacando o impacto negativo.
Esta será a terceira vez que os EUA deixam a Unesco, a segunda durante a administração Trump. Os Estados Unidos só retornaram à organização em 2023, após pedido feito pelo governo Biden.
O anúncio não foi surpresa para os dirigentes da Unesco, que já previam essa decisão. O movimento de retirada foi antecipado após revisões feitas pela administração Trump no início do ano.
A retirada pode afetar financeiramente a Unesco, já que os EUA são um grande contribuinte. No entanto, a organização tem buscado diversificar suas fontes de receita, com os EUA representando apenas 8% do orçamento.