Mundo

Eleição nos EUA: corrida apertada pode ter “goleada” para Trump ou Kamala; entenda

Rafael Balago

5 de novembro de 2024 às 11:51

Arte Exame/AFP

Apesar de as pesquisas nos EUA mostrarem um cenário de empate técnico entre Kamala Harris e Donald Trump na disputa pela Presidência, as chances de um resultado final apertado no Colégio Eleitoral são pequenas.

JEFF KOWALSKY/AFP

Essa vantagem de um dos lados deve ocorrer porque costuma haver uma correlação entre estados vizinhos, explica Moura. Ou seja: é comum que um mesmo candidato vença em Wisconsin, Michigan e Pensilvânia ou em Arizona e Nevada.

Tom Pennington/Getty Images

Moura aponta que a última vez que houve uma disputa tão apertada no Colégio Eleitoral foi em 2000, quando George W. Bush ser eleito presidente após a Suprema Corte determinar o fim da recontagem de votos na Flórida. Bush venceu por 271 a 266.

Os Estados Unidos votam nesta terça-feira, 5, para decidir quem será o novo presidente do país. As urnas fecham a partir das 20h, e o resultado poderá levar alguns dias para sair.

Samuel Corum/Getty Images

A EXAME tem um live blog e uma página com o resultado da apuração, atualizados conforme os dados forem sendo divulgados.<br /> Além disso, haverá lives diárias para comentar os resultados. Uma delas será feita às 21h desta terça e outra está marcada para as 9h de quarta-feira.

Corrida apertada pode ter “goleada” para Trump ou Kamala