Mundo

Coreia do Sul ameaça usar k-pop contra balões de lixo do Norte

Fernando Olivieri

3 de junho de 2024 às 14:47

AFP/AFP

Neste domingo, 2, a Coreia do Norte declarou que vai parar de enviar lixo através de balões para a Coreia do Sul, após a terceira remessa em menos de uma semana e diante da ameaça de Seul de transmitir música k-pop na fronteira.

AFP/AFP

No entanto, Pyongyang prometeu retomar a prática caso ativistas sul-coreanos voltem a enviar panfletos políticos ao Norte. As informações são da Reuters.

KIM WON JIN/AFP/Getty Images

Conforme autoridades sul-coreanas, desde a noite de sábado (1º), foram detectados 720 balões carregando sacolas com diversos objetos, incluindo bitucas de cigarro. "A cada hora, entre 20 e 50 balões passaram pelo ar".

Pablo Bonfiglio/Getty Images

Os balões chegaram ao norte da Coreia do Sul, abrangendo a capital, Seul, e a província de Gyeonggi, que concentra cerca de metade da população do país.

KCNA/Reuters

De acordo com Pyongyang, o total de balões enviados foi ainda maior: 3.500 infláveis transportando 15 toneladas de lixo, conforme informou o vice-ministro da Defesa da Coreia do Norte, Kim Kang-il.

AFP/AFP

Em comunicado divulgado pela agência estatal, o representante afirmou que a Coreia do Sul agora teve uma amostra de como é "desagradável" lidar com a coleta de rejeitos.

Sebastien BERGER/AFP

Ao enviar os objetos ao espaço aéreo vizinho, Pyongyang afirma estar devolvendo "na mesma moeda" ações de desertores norte-coreanos que vivem na Coreia do Sul e espalharam "panfletos e várias coisas sujas" na fronteira.

Cindy Ord/Getty Images

Ativistas sul-coreanos enviam regularmente infláveis contendo panfletos ‘anti-Pyongyang’, comida, remédios, dinheiro e pen drives com vídeos de música k-pop.

Leia a matéria completa!