21 de setembro de 2024 às 15:09
Um buraco gigante na Sibéria tem chamado a atenção de cientistas. As fotos do espaço mostram que ele está crescendo rapidamente, segundo o Business Insider.
Ele se assemelha a uma arraia, um caranguejo-ferradura ou um girino gigante. Começou como uma lasca, quase invisível em imagens de satélite da década de 1960.
Agora é um abismo com penhascos íngremes, claramente visível do espaço. O buraco triplicou de tamanho entre 1991 e 2018, de acordo com o US Geological Survey.
A cratera Batagay, às vezes chamada de Batagaika ou "porta de entrada para o inferno", representa um problema muito maior, muitas vezes invisível, que afeta todo o planeta.
O Ártico está esquentando mais rápido do que o resto da Terra, e isso está descongelando rapidamente o permafrost, que é uma camada espessa de solo permanentemente congelado — pelo menos costumava ser.
À medida que o permafrost derrete, todas as plantas e animais mortos que ficaram congelados dentro dele por séculos começam a se decompor, expelindo dióxido de carbono e metano na atmosfera.