Mundo

Ataque às torres gêmeas: 5 fatos que você não sabia sobre o 11 de setembro

Da Redação

11 de setembro de 2024 às 12:58

Michael M. Santiago/Getty Images

Os atentados de 11 de setembro contra os Estados Unidos completam 23 anos em 2024. Naquela terça-feira de 2001, há mais de duas décadas, quatro voos comerciais foram sequestrados por 19 membros da organização terrorista Al-Qaeda e lançados contra alvos em solo americano.

Foram quase 3.000 mortos, marcando a primeira vez em que os EUA foram atacados dentro do próprio país desde o ataque à base naval de Pearl Harbor, no Havaí, durante a Segunda Guerra Mundial.

Spencer Platt/

1 - Não só as Torres Gêmeas foram atacadas: os ataques de 11 de setembro incluíram quatro aviões sequestrados, embora as cenas do World Trade Center, em Nova York, sejam até hoje as mais lembradas. O local foi também o com maior número de vítimas, mais de 2.700 pessoas.

2 - Vítimas foram avisadas no voo 93: A história do avião que caiu em Shanksville é símbolo de alguns dos muitos heróis anônimos da tragédia. O voo doméstico de número 93 da United Airlines saiu de Nova Jersey e rumava para a Califórnia quando foi sequestrado.

Porter Gifford/Corbis/

3 - Houve vítimas posteriores: ao todo, foram contabilizadas 2.977 vítimas dos ataques de 11 de setembro. As vítimas tinha de 2 a 85 anos, e 75% a 80% eram homens. Mais de 340 bombeiros e duas dezenas de policiais também morreram no resgate das vítimas em Nova York.

4 - Conta-se bilhões de dólares em danos: para além das perdas humanas no ataque e nas guerras que se seguiriam, o 11 de setembro teve uma série de impactos econômicos diretos, como seguros bilionários pagos a empresas afetadas e até mesmo a redução de voos nos períodos seguintes

5 - Um Ministério foi criado: o 11 de setembro marcou uma mudança de paradigma na política de defesa americana. Incluindo nas duas grandes guerras mundiais, o país esteve habituado a lutar fora de seu território, mas o risco de atentados internos entrou no radar de vez após 2001.

Leia mais