Mundo

Argentina mantém inflação mensal em um dígito e Milei comemora: "GOOOOOOOOOOOOL…!!!"

Da Redação

14 de junho de 2024 às 17:09

Erica Canepa/Bloomberg

A taxa de inflação na Argentina atingiu 4,2% ao mês em maio, segundo o IPC (Índice de Preços ao Consumidor), divulgado nesta quinta, 13, pelo Indec (Instituto Nacional de Estatíscas e Censos).

AFP/Getty Images

O valor é menos da metade do que o de abril, quando atingiu 8,8%. A taxa vem em queda desde o começo do ano, após a posse de Javier Milei como presidente.

Getty Images/

A taxa anualizada ficou em 276,4%, somando os últimos 12 meses. Só em 2024, os preços já subiram 71,9%.

Capture Light/Getty Images

A inflação de maio não registrou ainda efeitos da alta do dólar no país. A cotação MEP (usada no mercado financeiro) avançou 16,8%, e o blue (paralelo), 17%, chegando a quase 1.300 pesos por dólar.

null/

Milei tomou medidas como desvalorizar o câmbio oficial, conter o déficit fiscal e reduzir os reajustes de aposentadorias e repasses às províncias.

Oscar Rivera/AFP

O presidente da Argentina, Javier Milei, comemorou a queda na inflação de abril. Em seu perfil no X (ex-Twitter), Milei escreveu só “GOOOOOOOOOOOOL…!!!” e compartilhou uma foto em que abraça o ministro da Economia argentino, Luis Caputo.

O porta-voz presidencial Manuel Adorni atribuiu a queda da inflação à implementação de uma política de “honestidade dos preços”. Integrantes do partido de Milei, o La Libertad Avanza, também comemoraram o resultado da inflação.

Leia mais