11 de novembro de 2024 às 15:03
O Brasil é um país de dimensões continentais, com variações geográficas que influenciam o clima e a cultura de cada região. A altitude das cidades impacta a vegetação, o clima e a vida dos habitantes.
Algumas cidades se destacam por estarem em altitudes elevadas, revelando um Brasil além das praias e florestas tropicais.
No Acre, Jordão tem 342,79 metros. A cidade é famosa por sua paisagem montanhosa e a produção de castanha-do-brasil. A altitude proporciona um clima agradável para atividades ao ar livre.
No estado de São Paulo, Campos do Jordão está a 1.628,16 metros e é conhecida como a "Suíça Brasileira". Com clima montanhoso e arquitetura europeia, a cidade é um destino turístico, especialmente no inverno.
Em Alagoas, Mata Grande está a 618,84 metros e é conhecida pela produção de frutas. Cercada por montanhas, é um destino para quem busca contato com a natureza.
No Amapá, Serra do Navio está a 152 metros, cercada por floresta tropical e rios, com destaque para a mineração e o ecoturismo na região.
No Rio de Janeiro, Teresópolis, com 877,59 metros, é famosa por suas montanhas e pelo Parque Nacional da Serra dos Órgãos. Seu clima agradável e atividades ao ar livre atraem turistas.
Guajará, no Amazonas, com 180,73 metros de altitude, destaca-se pela biodiversidade e por ser polo de pesca e agricultura familiar.
Piatã, na Bahia, a 1.271,27 metros, é famosa por suas montanhas na Chapada Diamantina e produção de café, sendo ponto de acesso a trilhas e cachoeiras.