20 de maio de 2025 às 15:49
Marcado por anos de degradação e abandono, o centro histórico de São Paulo pode estar a vias de receber uma segunda chance.
A revitalização da região vem recebendo esforços tanto da prefeitura quanto do governo do estado, com uma série de políticas públicas, investimentos e projetos estruturantes para atrair moradores, negócios e dinamizar a economia do local.
O local, que já teve o seu período dourado no século 19 e 20. Na época, com o impulso econômico vinha com o café e com a chegada das ferrovias.
Foi a partir de então que grandes arranha-céus passaram a abrigar sedes de importantes bancos, como o Banespa, Banco Mercantil de São Paulo e Unibanco.
Nas décadas de 1950 e 1960, o centro ainda era o epicentro comercial e financeiro, com edifícios icônicos como o Edifício Itália e a Bolsa de Valores sediada na região até hoje.
No que parece mais um passo em direção à revitalização do centro, a prefeitura de São Paulo autorizou as obras de retrofit do antigo Edifício Misericórdia.
Construído em 1977 e considerado um dos últimos grandes edifícios da região, o prédio será transformado em moradia e ganhará um novo nome: Edifício Tebas.