Mercado Imobiliário

Cyrela (CYRE3) registra lucro 6% menor no segundo trimestre e não bate consenso

Letícia Furlan

14 de agosto de 2025 às 19:29

Sorocaba tem se destacado como um dos destinos promissores para a expansão imobiliária no interior paulista, chamando a atenção de investidores e incorporadoras.

Planeta/Divulgação

A cidade, que está a duas horas de carro da capital, São Paulo, tem se destacado no Índice de Demanda Imobiliária (IDI Brasil), ficando entre os primeiros lugares em demanda por moradias, tanto no padrão econômico quanto no de alto padrão.

Germano Lüders/Exame

Em 2023, Sorocaba já estava liderando o lançamento de novos imóveis no interior paulista, superando até cidades mais próximas da capital, como Campinas.

Toyota/Divulgação

Isso é reflexo de um crescimento constante, com o mercado imobiliário da cidade se desenvolvendo especialmente por seu perfil industrial, sendo um polo para diversas multinacionais, incluindo a Toyota.

A cidade recebeu recentemente uma revisão do Plano Diretor, permitindo um crescimento verticalizado, sem limite de altura para edifícios, o que pode resultar em arranha-céus de até 70 andares.

O maior edifício da cidade, o Ícone Planeta, com mais de 40 andares, exemplifica essa nova fase da cidade, que se prepara para receber ainda mais empreendimentos de grande porte.

Cacau Show/Divulgação

Além disso, a cidade também é impactada por grandes projetos que estão em andamento, como a expansão da fábrica da Toyota, que começará a produzir o Corolla Sedã em Sorocaba, e o futuro parque temático da Cacau Show em Itu, perto de Sorocaba.

Getty Images/Getty Images

Outro projeto importante é o trem intercidades que conectará a cidade à capital paulista, reduzindo o tempo de viagem para 60 minutos.

Leia a matéria completa