11 de junho de 2025 às 10:30
O Masp (Museu de Arte de São Paulo) pode ficar ainda maior.
Três meses após inaugurar um novo prédio, batizado de Edifício Pietro Maria, o museu está em tratativas avançadas para arrematar o terreno contíguo atrás do novo edifício, com um casarão onde hoje funciona um bar.
Segundo fontes ouvidas pela EXAME, a transação visa assegurar espaço para a expansão com uma eventual nova construção.
O plano é, futuramente, criar uma espécie de Quarteirão das Artes, com boulevard integrado à rua que liga ambos os edifícios já existentes e onde já está sendo cavado um túnel de 40 metros que vai unir tradicional prédio com vão suspenso.
As conversas com a Prefeitura de São Paulo já estão caminhando, visto que a rua que separa as construções está interditada pela reforma do novo prédio e construção do túnel sem causar grande prejuízo ao trânsito do entorno da avenida Paulista.
Em nota, o Masp confirmou as tratativas para compra do terreno. "No entanto, não há planos imediatos para obras ou início de novas operações no local nos próximos anos", disse a instituição.
O processo de construção do prédio mais recente do Masp começou ainda em 2019. O projeto foi considerado, até então, o maior feito na história do museu desde sua mudança para a Paulista, em 1968, quando o edifício histórico projetado por Lina Bo Bardi foi inaugurado.