31 de maio de 2024 às 11:26
A Receita Federal paga nesta sexta-feira, 31, o primeiro lote da restituição do Imposto de Renda 2024. Neste lote, foram contemplados 5.562.065 contribuintes, entre prioritários e não prioritários, com um valor total de crédito de R$ 9,5 bilhões.
Desse total, mais de R$ 1,1 bilhão, são destinados aos contribuintes do Rio Grande do Sul. Nesse lote estão incluídas as restituições de cerca de 900 mil declarantes gaúchos.
De acordo com o secretário especial da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, neste lote, estão os contribuintes que enviaram a declaração até o dia 15 de maio.
Como é feito o pagamento? O pagamento da restituição é realizado na conta bancária informada na declaração de imposto de renda, de forma direta ou por indicação de chave Pix.
Se, por algum motivo, o crédito não for realizado (por exemplo, a conta informada foi desativada), os valores ficarão disponíveis para resgate por até 1 (um) ano no Banco do Brasil.
Como consultar a restituição do imposto de renda? O contribuinte deve acessar o site da Receita Federal para saber se tem acesso ao lote residual da restituição.
A Receita disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smartphones que possibilita consultar informações sobre liberação das restituições do IR e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.