4 de março de 2024 às 10:50
A declaração de imposto de renda 2024 está chegando e, uma das grandes dúvidas que surgem nos contribuintes é a necessidade ou não de declarar ações em seu IRF.
Confira o passo a passo para você não deixar nada para trás no momento de preencher a sua declaração:
1. Baixar o programa da Receita Federal: Somente por meio dele você poderá realizar a sua declaração e enviá-la a Receita para ser analisada e processada.
2. Reúna os documentos: é hora de pegar todos os documentos necessários para a declaração, principalmente o seu informe de rendimentos.
3. Preencha a ficha Bens e Direitos: procure pela opção da ficha “Bens e Direitos”. Dentro dela, será necessário escolher o grupo de número 03 e, posteriormente, o código 01.
Após isso, é hora de indicar qual o país em que as ações se localizam, frequentemente a opção será Brasil, mas quem possui ações fora deverá preencher também com o país onde elas estão.
O próximo passo é preencher o campo “Discriminação”, onde você deve indicar o nome da empresa, código de negociação, data e preço de compra, bem como onde elas estão custodiadas.
Com o campo preenchido é hora de informar os valores no campo Situação de 2022 e Situação de 2023, mas sempre o custo de aquisição, nunca o valor atualizado de sua posição.
4. Preencha o campo Renda Variável: Caso você tenha realizado vendas, com ou sem lucro, é importante acessar a guia de “Renda Variável”, “Operações comuns / Day Trade” e preencher mês a mês os lucros e prejuízos obtidos.