13 de junho de 2024 às 18:42
As ações da Tesla (TSLA34) sobem 3,56% cotadas a US$ 183,61 na sessão desta quinta-feira, 13, após Elon Musk dizer que os acionistas devem aprovar o pagamento de seu pacote salarial de US$ 56 bilhões, além da mudança da sede fiscal da empresa de Delaware para o Texas.
Musk publicou os resultados da votação no X (antigo Twitter), rede social da qual ele é dono, compartilhando dois gráficos que sugerem a aprovação das propostas.
Segundo o CEO da rede social, os acionistas votaram “por amplas margens” a favor de seu pacote de remuneração e da mudança da sede. O movimento ocorre horas antes da reunião anual da Tesla em Austin.
O pacote salarial é discutido há anos pelos acionistas. Em 2018, eles aprovaram originalmente o pagamento bilionário, mas um juiz de Delaware anulou a sentença em janeiro deste ano, citando conflitos de interesse entre os diretores da Tesla e falhas de divulgação.
Desde então, Musk e o Conselho de Administração da Tesla passaram os últimos dois meses buscando apoio para a medida que torna Musk elegível para receber o montante em opções de ações, desde que atingisse determinadas metas na empresa.
Tais metas foram consideradas agressivas para o desempenho financeiro e valor de mercado da Tesla.
Já a segunda proposta citada por Musk é a transferência da sede da companhia do estado de Delaware para o Texas.
Essa proposta foi apresentada depois que Musk perguntou a seus seguidores da rede X, no início deste ano, se Tesla deveria realizar tal movimento – o que resultou em um ‘sim’.