14 de maio de 2025 às 15:54
A valorização do real tem sido um dos destaques econômicos do Brasil em 2025.
Segundo a Austin Rating, agência classificadora de risco de crédito de origem, a moeda brasileira foi a quarta com maior valorização frente ao dólar, subindo 10,1% até a terça-feira, 13.
O levantamento aponta que ao menos 72 países viram suas moedas se valorizarem em relação ao dólar. O rublo russo, por sua vez, é a moeda que mais se valorizou em 2025 até agora, com alta de 34,2%.
Para Alex Agostini, economista-chefe da Austin Rating, a moeda brasileira subiu por conta do bom relacionamento com a China e os Estados Unidos, que são os dois principais parceiros comerciais do país.
"Quando houve o entendimento entre China e Estados Unidos para reduzir as tarifas para níveis mais razoáveis, o mercado ficou bastante animado", explica.
"Esse cenário também diminui o risco de uma recessão nos Estados Unidos e a ameaça de inflação, o que, naturalmente, afetaria outras economias. A China, com a redução das tarifas, também ganha fôlego, já que é uma grande locomotiva do crescimento econômico global", diz.
Além disso, Agostini destaca que informações mais recentes sobre a inflação nos Estados Unidos também contribuíram para a melhora nas perspectivas econômicas.