Invest

Produção de petróleo da Opep avança em junho e bloco deve ampliar oferta em agosto

Letícia Furlan

4 de julho de 2025 às 15:53

Anton Petrus/Getty Images

A produção de petróleo dos países membros da Opep cresceu em junho, puxada principalmente pela Arábia Saudita, segundo levantamento da Reuters. O aumento ocorre em meio à estratégia do grupo Opep+, de reverter os cortes de produção adotados nos últimos anos.

Em junho, a Opep produziu 27,02 milhões de bpd, um aumento de 270 mil bpd em relação a maio. A Arábia Saudita liderou a elevação, respondendo por 200 mil bpd do total, embora ainda esteja abaixo de sua cota oficial de produção.

Getty Images/Getty Images

O crescimento de junho aconteceu no contexto de um acordo entre oito países da Opep+, que previa um aumento combinado de 313 mil bpd, parcialmente compensado por cortes extras de 173 mil bpd, exigidos de Iraque, Kuwait e Emirados.

Cinco desses países são membros da Opep (Argélia, Iraque, Kuwait, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos) e, na prática, elevaram a produção em 267 mil bpd.

foto/Thinkstock

Os Emirados Árabes aumentaram a produção em 100 mil bpd, mas também ficaram abaixo da cota. O Iraque, pressionado por ter ultrapassado seus limites em meses anteriores, reduziu sua produção em junho.

Há divergências sobre os volumes efetivos de produção do Iraque e dos Emirados: fontes independentes, como a Agência Internacional de Energia (IEA), estimam que ambos produzem mais do que os números oficiais indicam.

Leia mais