2 de maio de 2025 às 10:56
Na rede Panvel iniciativas de inteligência artificial já estão sendo usadas em todo o processo, da apresentação da receita à ajuda na precificação loja a loja e na prospecção de novos pontos.
Batizada com o simpático nome de Sofia (sigla para um bem mais sisudo Serviço de Orientação Farmacêutica com o Inteligência Artificial), o uso já começa antes do balcão para resolver um dos maiores problemas dos consumidores e farmacêuticas: traduzir o garrancho do médico.
O consumidor pode acessar o aplicativo da Panvel, tirar a foto da receita médica e a Sofia “traduz”, possibilitando um texto mais legível. A compra pode ser realizada de forma online ou no estabelecimento.
A tecnologia facilita o cálculo de precificação e de manejo do estoque de 15 mil produtos. A companhia consegue fazer uma previsão de demanda, permitindo, uma gestão mais eficaz de abastecimento. Preços que antes eram fixados por estado, hoje são estabelecidos por loja.
O próximo passo da Panvel é usar a IA na logística. Hoje, no centro de distribuição, o funcionário precisa conferir o código do produto e a quantidade no coletor de dados e localizar na loja. Nesta operação o funcionário mantém as mãos e os olhos ocupados com o aparelho.