24 de julho de 2025 às 10:46
O futuro está mais próximo do que se imagina e, para além dos carros voadores, outras tecnologias chegam para revolucionar o dia a dia: imagine realizar um pagamento com a palma da sua mão?
É isso que a Ingenico, empresa francesa líder global em soluções de pagamento, pretende fazer. Em parceria com a Cielo, a companhia iniciou os testes do programa de pagamento biométrico Palm Vein no Brasil.
Chamada de Prova de Conceito (POC), ela foi realizada em uma lanchonete na sede da Cielo, em Barueri, dentro do Garagem, laboratório de inovação da empresa de meios de pagamento.
E como funciona? O sensor utilizado na tecnologia Palm Vein emite uma luz infravermelha que capta o padrão único das veias da palma da mão. Esse padrão é transformado em um template biométrico, que é armazenado de forma segura e criptografada.
No momento da compra, basta posicionar a palma da mão sobre o sensor. O sistema reconhece o usuário e realiza a transação sem a necessidade de cartão físico, celular ou smartwatch. Todo o processo leva menos de 5 segundos.
Além disso, a tecnologia pode reduzir fraudes, por evitar o uso de cartões, e roubos, por evitar o uso de celulares ou relógios para pagamentos.