31 de maio de 2024 às 13:57
A empresa de recomendação de votos a acionistas em assembleia Glass Lewis aconselhou os acionistas da Tesla a votarem contra o prêmio de remuneração de US$ 56 bilhões de Elon Musk e uma proposta para reincorporar a fabricante de veículos elétricos no Texas.
Em relatório divulgado sábado, a Glass Lewis diz que o pacote de opções de ações do CEO, que seria a bonificação a Musk, dilui indevidamente a base acionária e tem "tamanho excessivo".
Musk passaria de 13% da base acionária para 20%. Também criticou a mudança das instalações para o Texas por oferecer "benefícios incertos e risco adicional".
Ainda na visão da empresa de proxy, a lista extensa de projetos demorados de Musk está distraindo a atenção do bilionário, o que prejudica a Tesla.
O ponto em especial é a aquisição e reforma contínua do Twitter em 2022, agora conhecido como X. Musk também administra a SpaceX, Neuralink e The Boring Company.
O conselho da Tesla tem feito lobby com os investidores para re-ratificar o prêmio de US$ 56 bilhões concedido em 2018, que foi anulado por um juiz de Delaware em janeiro devido a preocupações com seu tamanho e a independência do conselho.
Em resposta, Musk prometeu deixar o estado e transferir a incorporação da Tesla para o Texas, de acordo com reportagem do Financial Times.