20 de junho de 2024 às 17:59
O Ibovespa fechou em alta de 0,18% nesta quinta-feira, 20, em 120.446 pontos, com investidores repercutindo a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) de manter a Selic em 10,50%.
A manutenção dos juros já era aguardada pelo mercado, mas o que pareceu animar os investidores foi a votação por unanimidade. Por outro lado, as críticas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Banco Central adicionaram cautela às negociações.
“A decisão foi unânime pela manutenção, sem a divisão observada na reunião anterior. Com isso, destacamos o compromisso do Banco Central (BC) em manter a política monetária contracionista por tempo suficiente até que se consolide não apenas o processo de desinflação
mas também a ancoragem das expectativas em torno de suas metas”, destacou Étore Sanchez, economista-chefe da Ativa Investimentos.
Na reunião anterior, o colegiado ficou dividido: os indicados pelo presidente Lula votaram a favor do corte de 50 pontos-base (bps, na sigla em inglês), enquanto os indicados pelo ex-presidente, Jair Messias Bolsonaro, votaram para um corte de 50 bps.
O movimento causou incertezas no mercado sobre a política monetária em 2025, quando o colegiado será formado majoritariamente por indicados do presidente Lula.