1 de março de 2024 às 17:18
O mundo corporativo ganhou um aliado em relação ao pagamento dos benefícios do trabalhador CLT: o FGTS digital
A plataforma entra em operação a partir desta sexta-feira, 1, e é uma iniciativa do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), da Caixa Econômica Federal, Serpro, Ministério da Gestão e Inovação (MGI) e Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional.
Objetivo do FGTS Digital é ser uma ferramenta que facilite a gestão do benefício ao integrar todos os processos referentes ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e o eSocial.
Do lado dos trabalhadores, haverá mudanças que tornam as informações mais transparentes.
Além de benefícios relacionados a empréstimos consignados, somado a extinção de algumas burocracias que dificultavam na hora do depósito e acesso aos valores
Já na parte dos empregadores, a consulta às informações dos beneficiários, a emissão de guias e o pagamento dos valores ficarão mais simples.
A consequência é a redução das horas gastas para realizar todos os trâmites. Para o governo, a fiscalização, apuração e arrecadação também fica mais rápida, segura e eficaz, além da economia de custos operacionais.
Estima-se que com o FGTS Digital os empregadores irão economizar 36 horas/mês em tempo gasto com rotinas para fazer o recolhimento do FGTS