22 de agosto de 2025 às 17:03
As caixinhas virtuais viraram febre entre os investidores: pelo jeito prático de se investir, elas instituíram um novo jeito de poupar. Inclusive, os CDBs, instrumentos de renda fixa onde o dinheiro das caixinhas é mais aplicado, superaram a poupança no primeiro semestre de 2025.
O movimento também impulsionou a renda fixa que atingiu 100,2 milhões de CPFs em junho de 2025, um aumento de 9% comparado a 2024, quando eram 91,8 milhões, segundo a B3.
Essa alta de investimentos nas caixinhas decorre, segundo Claudia Yoshinaga, coordenadora do Centro de Estudos em Finanças da FGV, da divisão por objetivos: guardar dinheiro para férias de final de ano, para reserva de emergência, para a faculdade do filho.
As caixinhas permitem investir em poucos cliques, mas a rentabilidade pode ser reduzida por impostos e taxas. Os recursos costumam ir para CDBs ou RDBs, que seguem a tabela regressiva do IR, além de estarem sujeitos ao IOF em resgates feitos antes de 30 dias.
As caixinhas também não ficam disponíveis com o mesmo valor de rentabilidade para todos os clientes dos bancos: eles fazem ofertas diferenciadas dependendo do cliente. Em alguns bancos, é necessário assinar alguns programas, ter chaves PIX cadastradas ou fazer movimentações.
Caso você seja um investidor mais arrojado, com alto volume para investir, a caixinha também pode não ser uma boa escolha. Os aportes máximos costumam ser limitados — em muitos casos, até R$ 10 mil ou R$ 20 mil por objetivo — o que restringe o uso da ferramenta.
Os instrumentos de renda fixa têm como característica a alta liquidez. Entretanto, existem produtos que não são D+0 (com resgate no mesmo dia) e, por exemplo, D+1 (no dia seguinte). Isso pode ser um ponto de atenção para quem precisa resgatar no mesmo dia para uma emergência.
As caixinhas, por serem divididas em objetivos, podem dar uma falsa sensação de liquidez. Mas é importante lembrar: normalmente, o dinheiro está indo para o mesmo produto — e a diversificação não significa somente alocar em renda fixa, mas também fazer uma composição.