3 de julho de 2025 às 14:34
A C&M Software anunciou que retomou parte de seus serviços, incluindo o Pix, com aval do Banco Central. A operação está em "regime de produção controlada" após sofrer um grande ataque cibernético.
O ataque atingiu a infraestrutura tecnológica da C&M, afetando clientes como o Banco Paulista e a BMP. Estima-se que o valor roubado pelos hackers seja entre R$ 400 milhões e R$ 1 bilhão, embora o BC não confirme.
Os valores roubados foram convertidos em criptomoedas, como bitcoin e USDT, de acordo com o Cointelegraph. O BC havia suspendido as operações da C&M, mas substituiu a decisão por uma suspensão parcial após medidas de segurança.
A C&M afirmou ter reforçado protocolos de segurança e está colaborando com as autoridades. A suspensão parcial permite que as operações sejam restabelecidas durante o horário comercial, com monitoramento mais rigoroso.
As instituições afetadas informaram que não houve movimentações atípicas em contas de clientes. O Pix foi restabelecido para a BMP através de um provedor reserva, enquanto as outras empresas aguardam normalização completa.