Invest

Carros mais baratos? Com IPI Verde, veículos 1.0 flex podem ter mais de R$ 3 mil de desconto

Rebecca Crepaldi

10 de julho de 2025 às 15:45

Jackyenjoyphotography/Getty Images

O conceito de carro popular há muito ficou para trás. Isso porque uma combinação de fatores como a alta do dólar, efeitos da interrupção de suprimentos durante a pandemia, aumento dos custos de produção e impostos deixaram os veículos mais caros, na casa dos R$ 50 mil.

Mas isso pode mudar – ou pelo menos melhorar – com o anúncio que o governo federal pretende fazer nessa quinta-feira, 10, às 15h30.

Ricardo Stuckert/PR/Divulgação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve assinar um decreto para reduzir o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) de carros populares flex. O objetivo é estimular às vendas e aquecer a indústria automobilística que sofre com a baixa produção.

O decreto regulamentará o IPI Verde, que fará parte do programa Carro Sustentável, dento do programa Mover – e tem previsão para durar até o final de 2026.

Nora Carol Photography/Getty Images

Hoje, segundo Milad Kalume Neto, consultor do mercado automobilístico, os carros 1.0 pagam um IPI mínimo de 5,27% em cima do valor de fábrica.

A ideia do governo é, pensando na questão ambiental, reduzir a alíquota a até 0,1% para carros sustentáveis. Seria englobado veículos 1.0 flex, aqueles movidos a etanol ou gasolina, e com menos de 90 cavalos de potência.

Leia mais