3 de julho de 2025 às 16:06
Por livre e espontânea vontade, alguns bancos e fintechs anunciaram que vão devolver aquele acréscimo de IOF (Imposto Sobre Operações Financeiras) cobrado enquanto o decreto do governo, elevando a taxa em diversas operações, estava em vigor.
Mas, calma - nem todas as instituições vão reembolsar a diferença e a verdade é que, até agora, poucas optaram pela devolução.
O Nubank (ROXO34) anunciou nesta segunda-feira, 30, que vai creditar na conta dos clientes o imposto a mais pago pelos clientes de sua conta global.
O reembolso é relativo às transações realizadas entre os dias 23 de maio, quando as medidas foram anunciadas, e 26 de junho, logo depois que o Congresso derrubou o decreto. A conta global do Nubank está disponível para o segmento Ultravioleta, voltado aos clientes de alta renda d
As votações na Câmara e no Senado que suspenderam o aumento do imposto ocorreram na noite do dia 25 de junho.
Mas o novo decreto, revogando os efeitos da decisão anterior, só foi promulgado na última sexta-feira, 27. Desde então, as instituições financeiras têm comunicado seus clientes sobre a retomada das taxas que estavam valendo antes do governo decidir por elevá-las.