Invest

Azul pode comprar a Gol? Entenda rumores

Janize Colaço

6 de março de 2024 às 11:10

Shutterstock/Shutterstock

O pregão de terça-feira, 5, foi de ganhos para as ações da Azul (AZUL4) e da Gol (GOLL4). Isso porque, antes da abertura do mercado, rumores deram conta de que a primeira estaria trabalhando com o Citigroup e o Guggenheim Partners para uma potencial oferta pela Gol.

Por volta das 16h30, os papéis AZUL4 e GOLL4 subiam 4,37% e 4,27%, respectivamente.

Luiz Souza/NurPhoto/Getty Images

Andre Fernandes, head de renda variável e sócio da A7 Capital, aponta que uma possível oferta da Azul pela compra da Gol não é uma novidade para os investidores. “Isso é algo que já vem sendo especulado pelo mercado, mas precisaria da aprovação do Cade para essa transação.”

Array/Reprodução

Vale lembrar que a Gol entrou com pedido de recuperação judicial nos Estados Unidos, depois de apresentar US$ 2,7 bilhões em passivos de curto prazo e realizar trocas de dívidas.

Enquanto isso, Ricardo Jacomassi, sócio e economista-chefe da TCP Partners, destaca que operacionalmente a aquisição de uma área pela outra pode ser vantajoso para as duas. Isso porque ambas companhias têm estruturas de custos operacionais parecidas.

AFP/AFP

Azul e Gol, juntamente com a Latam, dominam as viagens aéreas no Brasil — o maior mercado da América Latina. Contudo, a Gol está mais concentrada em voos entre São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, enquanto a rede da Azul para outras cidades é mais ampla.

Questionado sobre uma possível combinação com a Gol, o CEO da Azul, John Peter Rodgerson, disse em entrevista à Bloomberg News: “você tem a obrigação com seus acionistas de observar as oportunidades que existem."

Para ler a matéria completa, acesse