2 de junho de 2025 às 13:27
A Aura Minerals (AURA33) anunciou nesta segunda-feira, 2, um acordo com a AngloGold Ashanti para a compra da mina de ouro Mineração Serra Grande, por US$ de 76 milhões.
Além do pagamento, a companhia também realizará pagamentos de contraprestação diferida equivalentes a uma participação de 3% sobre os retornos líquidos de fundição relativos à produção futura da mina.
O ativo está localizado em Crixás, no norte de Goiás, a cerca de 5 quilômetros do centro urbano. A unidade opera com três minas subterrâneas mecanizadas, uma mina a céu aberto e uma usina com capacidade de processamento de até 1,5 milhão de toneladas por ano.
A operação marca um dos principais movimentos de consolidação da Aura no Brasil, país onde a companhia já atua com as minas Almas, Apoena e Borborema. O fechamento da transação está previsto para ocorrer até o quarto trimestre de 2025.
Nos últimos 12 meses, os BDRs da Aura negociados na B3 avançam 178% — respondendo tanto ao avanço da cotação do ouro, que avança quase 40% no mesmo período e a melhoras operacionais dentro da companhia.
A Aura, domiciliada no Canadá, destaca a produção da mina, que gerou mais de 3 milhões de onças desde 1998, com um pico de 193 mil onças em 2006. Em 2024, a mina produziu 80 mil onças de ouro.
A Aura classifica essas cifras como “estimativas históricas” e ressalta que ainda não conduziu verificação conforme os padrões da NI 43-101, norma canadense de divulgação mineral.