31 de maio de 2024 às 17:09
A reta final para entregar o imposto de renda 2024 está mais próxima do que nunca. Os contribuintes têm até hoje, às 23h59, para prestar contas ao Leão. Segundo a Receita Federal, 2,7 milhões de pessoas ainda não enviaram a declaração.
Mas, além do compromisso de enviar a declaração dentro do prazo, também há outra responsabilidade importante: preencher as informações corretamente para não cair na temida malha fina.
Para evitar que dificuldades ocorram e auxiliar os contribuintes a entregarem a declaração de forma consistente e correta, principalmente nesta etapa final, a KPMG lista 5 cuidados para a população observar na declaração do Imposto de Renda:
Não utilizar despesas que não sejam dedutíveis pela legislação ou que tenham sido 100% reembolsadas.
Não incluir dependentes que não sejam permitidos e não esquecer de reportar rendimentos, pagamentos, bens e dívidas que também sejam aplicáveis a cada um dos dependentes.
Lembrar de efetuar o pagamento dentro do prazo de eventual saldo a pagar apurado na declaração de IR. Vale mencionar que, ao protocolar a declaração nos últimos minutos, pode não existir mais tempo para efetuar o pagamento.
Reportar os bens financiados pelo valor efetivamente pago, ou seja, considerar tudo o que foi desembolsado, como entrada, parcelas, juros, corretagem e ITBI. Se a garantia do financiamento for o próprio bem, o financiamento não deverá ser reportado na ficha de dívidas.
Ao protocolar a declaração, verifique se não há erros de reporte ou digitação, bem como informações faltantes que impedem a entrega.
Quem perder o prazo está sujeito a uma multa mínima de R$ 165,74 e máxima de 20% do imposto devido.
Além da multa, quem não entregar a declaração do IR ficará com “pendência de regularização” no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). Quem está com o documento irregular fica impedido de conseguir um financiamento, empréstimo, tirar passaporte, abrir conta bancária, entre outros.