23 de julho de 2024 às 16:31
A Meta anunciou a versão mais recente do seu modelo de inteligência artificial, Llama 3.1, que vem em três versões diferentes. A variante mais robusta é o maior e mais capaz modelo de IA da Meta até hoje.
Como suas versões anteriores, o Llama 3.1 continua sendo de código aberto, permitindo acesso gratuito aos usuários. A Meta está investindo bilhões no desenvolvimento de IA, conforme declarado pelo CEO Mark Zuckerberg.
O Llama 3.1 destaca o grande investimento da Meta em IA, competindo com startups de alto nível e gigantes da tecnologia como Google e Amazon. A empresa enfatiza que o modelo é tão inteligente quanto as melhores ofertas comerciais de empresas como OpenAI e Anthropic.
Llama 3.1 possui 405 bilhões de parâmetros, sendo grande demais para um computador comum. No entanto, provedores de nuvem como AWS e Google Cloud oferecem hospedagem para versões personalizadas do modelo.
Ao contrário dos modelos multimodais da OpenAI e Google, o Llama 3.1 não lida com imagens, áudio e vídeo. Porém, a Meta afirma que o modelo é altamente eficiente em usar outros softwares, como navegadores da web, tornando a IA mais útil.