Inteligência Artificial

Startup de chips Groq será parceira da Aramco para construir o maior centro de IA da Arábia Saudita

André Lopes

20 de setembro de 2024 às 14:10

null/

A startup de IA Groq, sediada na Califórnia, anunciou uma parceria com a Aramco para construir um grande centro de dados na Arábia Saudita. O objetivo é transformar a região em um polo de IA que atenda ao Oriente Médio, África e Índia.

Kostas Tsironis/Bloomberg

Inicialmente, o centro contará com 19 mil unidades de processamento de linguagem, mas há planos de expansão para até 200 mil unidades. O investimento para a construção, liderado pela Aramco Digital, está estimado em US$ 100 milhões.

A Aramco busca diversificar sua economia, atualmente dependente do petróleo, investindo em indústrias tecnológicas emergentes, como a IA. A Groq aproveitará o baixo custo de energia e proximidade com 4 bilhões de pessoas para atrair mais empresas.

O centro, que será o maior do mundo focado em IA inferencing, estará operacional até o final do ano. Ele atenderá tanto à Aramco quanto a outras empresas da região que demandam soluções de IA.

da-kuk/Getty Images

Embora a Arábia Saudita enfrente restrições dos EUA na importação de chips Nvidia, a Groq não prevê os mesmos obstáculos. A empresa mantém diálogo com o Departamento de Comércio dos EUA e evita negócios com empresas chinesas para evitar problemas geopolíticos.