7 de março de 2024 às 12:32
O Google está tomando medidas contra o spam gerado algoritmicamente, anunciou a Big Tech na última terça-feira, 5.
O gigante das pesquisas vai reformular sua política de spam para manter o clickbait gerado por inteligência artificial fora dos resultados de busca.
"Parece que será uma das maiores atualizações na história do Google", disse Lily Ray, diretora sênior de SEO da agência de marketing Amsive, ao site Wired.
Em um post no seu blog, o Google afirma que a mudança reduzirá em 40% o "conteúdo de baixa qualidade e não original" nos resultados de busca.
Ela se concentrará em reduzir o que a empresa chama de "abuso de conteúdo em escala", que é quando atores mal-intencionados inundam a internet com grandes quantidades de artigos e postagens projetados para manipular os mecanismos de busca.
"Um bom exemplo disso, que existe há um tempo, é o abuso em torno do spam de obituários", diz Pandu Nayak, vice-presidente de busca do Google.
O spam de obituário é um tipo especialmente sombrio de pirataria digital, onde as pessoas tentam ganhar dinheiro republicando avisos de falecimento, às vezes em plataformas sociais como o YouTube.