Inteligência Artificial

Comissão consultiva da OpenAI recomenda manutenção do controle por organização sem fins lucrativos

Guilherme Bernardi

21 de julho de 2025 às 13:46

Sam Altman, CEO da OpenAI, tem estreitado relações com Donald Trump, enquanto a empresa tem posição de destaque nos planos do governo dos EUA para IA e no desenvolvimento da tecnologia no país.

null/

Nesse cenário, a comissão consultiva da OpenAI sugeriu que a empresa continue sendo controlada por uma organização sem fins lucrativos. O objetivo é garantir que a IA seja governada de forma democrática e transparente.

A comissão propôs que a OpenAI seja gerida por um "setor comum", permitindo maior participação das comunidades afetadas pela IA. Zingale destacou a importância de ouvi-las sobre o uso de dados.

Photo by KIRILL KUDRYAVTSEV/AFP via Getty Images/

A comissão sugeriu que a OpenAI crie um fundo de resposta rápida para áreas como saúde e arte. Também foi recomendado que a liderança da organização sem fins lucrativos seja humana, garantindo maior conexão com o público.

A transição da OpenAI para uma corporação de benefício público gerou críticas, especialmente de Elon Musk. A relação com a Microsoft também enfrenta desafios sobre propriedade intelectual e autonomia.