18 de setembro de 2024 às 17:08
A BlackRock e a Microsoft anunciaram a criação de um fundo de mais de US$ 30 bilhões para financiar projetos de infraestrutura de inteligência artificial (IA). A iniciativa, que inclui a Nvidia e a MGX, busca atender à crescente demanda por energia e capacidade de processamento.
O fundo será administrado pela BlackRock em parceria com a Global Infrastructure Partners (GIP). A aquisição da GIP pela BlackRock, avaliada em US$ 12,5 bilhões, deve ser concluída em outubro deste ano.
A IA, com suas demandas computacionais, pressiona a infraestrutura energética existente. Por isso, o fundo visa desenvolver centros de dados e fontes de energia limpa para evitar gargalos que possam afetar o crescimento de tecnologias como computação em nuvem.
A Microsoft já havia firmado compromissos com fontes de energia renovável e agora reforça sua posição no setor com essa nova parceria. A busca por soluções sustentáveis é um ponto central na estratégia de empresas que investem em infraestrutura tecnológica.
O interesse por investimentos em energia e infraestrutura digital está crescendo rapidamente, com grandes players como Blackstone e Brookfield também fazendo grandes aportes no setor nos últimos anos.