Exame IN

Como ganhar alguns bilhões de dólares? Os conselhos do 'empreendedor em série' Brad Jacobs

Raquel Brandão

13 de abril de 2025 às 19:06

Brazil Conference/Divulgação

Poderia ser um bate-papo entre dois amigos na mesa de café em Boston, mas a conversa entre os megaempresários Jorge Paulo Lemann e Brad Jacobs aconteceu em um auditório lotado em Harvard, na Brazil Conference

Na conversa, os dois empresários compartilharam suas visões de negócios, o temor e as oportunidades com as novas medidas do governo Trump. “Quando os preços se descolam da realidade — por pânico ou euforia —, surgem boas oportunidades”, diz Jacobs

QXO/Divulgação

Brad Jacobs é autor de "How to Make a Few Billion Dollars" e uma espécie de serial dealmaker. Ele listou nada menos do que cinco empresas nas bolsas americanas.

Jacobs é um experiente negociador e comprador. Construiu a United Waste Systems, uma empresa que coletava e gerenciava lixo nos Estados Unidos, e que ele vendeu depois por US$ 2,5 bilhões.

Brazil Conference/Divulgação

Com esse dinheiro fundou a United Rentals, uma empresa de aluguel de equipamentos pesados como empilhadeiras e guindastes para construtoras, que se tornou a maior empresa de aluguel de equipamentos do mundo.

Depois veio a XPO Logistics. Brad pegou uma pequena transportadora e transformou em uma gigante logística de US$ 17 bilhões, ajudando empresas a mover mercadorias por fronteiras, cidades e cadeias de suprimentos.

Em 2021, ele lançou a GXO Logistics, que opera armazéns de alta tecnologia para marcas globais como Nike, Apple e Nestlé — organizando, embalando e enviando milhões de pedidos online com robôs e automação. Agora, está construindo a QXO.

Brazil Conference/Divulgação

Perguntado por Lemann como ele era na juventude, Jacobs diz que ainda se vê como um “adolescente, cheio de energia”, mas que foi o gosto por música na infância que o influenciou na carreira de negócios: “por causa do improviso e do trabalho em equipe.”

Mais artista do que gestor, nas suas palavras, Jacobs diz que é preciso ter olhar criativo, ver diferente e assumir riscos – e convencer os outros de que essa é uma boa escolha.

null/

Mas Jacobs deixa um spoiler sobre tema central de seu livro: “Descubra o que você realmente quer fazer da vida. Muita gente diz que quer ser bilionária — mas será mesmo? Ser bilionário é superestimado."

"É bom sacudir as estruturas, mas estão exagerando": em Harvard, Lemann analisa Trump