Esporte

Por que algumas seleções de futebol adotam cores diferentes de suas bandeiras nas camisas?

Rebeca Freitas

29 de abril de 2025 às 17:00

Reprodução/

Algumas seleções de futebol escolhem uniformes com cores diferentes das de suas bandeiras por motivos históricos, culturais ou simbólicos. O Brasil, por exemplo, adotará uma camisa vermelha na Copa de 2026, que remonta à origem do nome do país, o site Footy Headlines.

Reprodução/ CFFB/

A cor vermelha está associada ao "Pau-Brasil", árvore cujo tronco produzia tinta vermelha. Isso remonta ao período colonial e ao nome do país, que pode ser traduzido como "vermelho".

Reprodução/

A Austrália, apesar de ter uma bandeira com verde e dourado, escolheu o amarelo e verde para seus uniformes, inspirados na acácia-de-ouro, símbolo nacional. A árvore é tão importante que existe um dia comemorativo em sua homenagem.

Qin Zhicheng/VCG via Getty Images/

A seleção japonesa, por sua vez, adota o azul em seus uniformes, uma cor ausente de sua bandeira. O azul pode ter sido escolhido por representar a Universidade Imperial de Tóquio, além de simbolizar as águas do Japão.

Divulgação/

A Alemanha, apesar de ter faixas vermelha, preta e amarela na bandeira, utiliza o branco, em alusão ao antigo Reino da Prússia. A águia prussiana e os símbolos históricos influenciaram essa escolha.

Por que algumas seleções de futebol adotam cores diferentes de suas bandeiras nas camisas?