27 de agosto de 2025 às 16:21
O Brasil desperdiça, em média, cerca de 46 a 55 milhões de toneladas de alimentos por ano, o que corresponde a aproximadamente 30% de toda a produção alimentar do país.
É com esse propósito que a Food To Save, startup focada no combate ao desperdício de alimentos, oferece em seu aplicativo "Sacolas Surpresa". São produtos em perfeito estado, mas fora do padrão estético ou próximos da validade, ofertados por descontos de até 70%.
Nos últimos meses, a capital paulista tem observado um avanço significativo na adesão ao consumo consciente. Entre janeiro e maio deste ano, cinco bairros de São Paulo se destacaram pela quantidade de Sacolas Surpresa resgatadas.
Veja a lista a seguir: Pinheiros, com 18.891 Sacolas Surpresa salvas; Vila Mariana, com 16.802 sacolas salvas; Bela Vista, com 15.800 sacolas salvas; Cerqueira César, com 12.855 sacolas salvas; Perdizes, com 10.795 sacolas salvas.
Juntos, estes cinco bairros de São Paulo evitaram a emissão de cerca de 187 mil kg de CO² na atmosfera durante o período analisado.
Lucas Infante, CEO da Food To Save, afirma que o impacto positivo vai muito além da economia para o bolso. "Estamos falando de uma mudança de comportamento em direção a um consumo mais responsável e sustentável", explica.