ESG

Unilever e Ultragaz firmam parceria para adoção de biometano em fábrica de SP

Letícia Ozório

15 de julho de 2025 às 17:03

Philippe Wojazer/Reuters

A partir deste mês, a fábrica do GrupoUnilever em Vinhedo (SP) passa a operar com biometano, combustível que substituirá o gás natural na operação. O biocombustível será distribuído pela Ultragaz. A redução esperada é de 3 mil toneladas de CO2 ao ano.

REUTERS/Afolabi Sotunde/Reuters

Essa parceria vai zerar as emissões de carbono de caldeia industrial que gera a energia utilizada em todo o processo produtivo. Ao todo, a Ultragaz vai abastecer cerca de 2 milhões de m³ de biometano por ano. O material é produzido a partir da decomposição de resíduos orgânicos.

Getty Images/

Outro benefício envolvido no processo é a mitigação dos impactos ambientais gerados por aterros sanitários, evitando que o metano seja liberado no meio ambiente. O gás é considerado até 80 vezes mais prejudicial do que o carbono.

Ultragaz/Divulgação

Por ser intercambiável com o gás natural, o biometano se mostra uma alternativa viável, eficiente e estratégica para descarbonizar a indústria sem necessidade de alterações significativas nos processos existentes.

Karin Salomão/Exame

A Unilever tem como meta zerar as emissões de gases de efeito estufa nos escopos 1 e 2 até 2030. A fábrica de Vinhedo já é a terceira da companhia a operar com energias limpas de biodigestores no Brasil.

Leia mais: