28 de julho de 2025 às 10:49
Mais de 132 milhões de pessoas em 29 estados dos Estados Unidos estão sob alerta de calor neste início de semana, segundo o National Weather Service (NWS), o serviço meteorológico americano.
A combinação de altas temperaturas e umidade fez com que a sensação térmica chegasse a 40 °C em cidades como Nova York, Washington, D.C. e Chicago.
As condições mais severas foram registradas no domingo (27) e devem se manter nesta segunda-feira (28), afetando regiões que vão do Nebraska a Massachusetts e de Dakota do Norte à Flórida.
Apenas no domingo, cerca de 88 milhões de pessoas estavam em áreas classificadas como de risco elevado de calor, e outras 10 milhões sob risco extremo — principalmente ao longo da costa leste americana.
Além do desconforto, o calor intenso pressiona a rede elétrica. O operador PJM Interconnection LLC emitiu alertas para 13 estados, pedindo que as usinas estejam em prontidão e sinalizando que exportações de eletricidade podem ser cortadas para amnter o abastecimento interno.
A Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA) aponta que mais de 14 mil americanos morreram por causas relacionadas ao calor entre 1979 e 2022.