2 de agosto de 2025 às 14:25
No fim da tarde de sexta-feira,1, o governo brasileiro lançou a plataforma de hospedagem da COP30, movimento que acontece após uma semana de tensão internacional provocada pelos valores considerados inviáveis para acomodação em Belém.
A liberação do site, com atraso de alguns meses, parece ter sido acelerada depois que representantes de diversos países solicitaram formalmente a mudança da sede da conferência climática durante reunião de emergência promovida pela ONU.
A Secretaria Extraordinária da COP30 informou que a plataforma oferece mais de 2.700 quartos, incluindo hotéis tradicionais, apartamentos em condomínios e residências privadas disponibilizadas exclusivamente durante a conferência.
E o governo também mantém as alternativas já anunciadas, como a utilização de navios de cruzeiro e habitações do programa Minha Casa Minha Vida ainda em construção.
Nestas primeiras horas de funcionamento, a plataforma tem apresentado instabilidades e lentidão, em função do alto volume de acessos, de acordo com a tela que aparece nas primeiras tentativas de navegação.