ESG

Interesse por unidades de conservação disparou 50% em 2024: quais são as favoritas dos brasileiros?

Sofia Schuck

29 de julho de 2025 às 18:14

Mayke Toscano/SECOM-MT/Divulgação

Neste Dia Mundial da Conservação da Natureza, um novo estudo revela uma tendência de maior conexão dos brasileiros com áreas naturais e o crescimento do ecoturismo no país.

ICMBio/

Segundo dados da Bulbe Energia divulgados nesta segunda-feira, 28, as buscas online pelo termo "unidade de conservação" (UCs) saltaram 50% em 2024, totalizando mais de 1 milhão de pesquisas sobre o tema.

Franco Hoffchneider / Guia Quatro Rodas/

O interesse digital se traduz em visitação real: o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) registrou mais de 25,5 milhões de visitas em Unidades de Conservação federais em 2024, crescimento de 4,9% em relação ao ano anterior.

Mario Rodrigues/Veja São Paulo/

O estado de São Paulo concentra o maior interesse, com seis das 15 mais buscadas -- o que representa cerca de 40% do total. O Parque Estadual da Cantareira é o grande destaque e lidera o ranking com 161 mil buscas no último ano.

Rafael Cusato / Quatro Rodas/

Localizado na zona norte da capital paulista, o parque abriga um dos maiores fragmentos de Mata Atlântica em área urbana do mundo e integra a Reserva da Biosfera da Unesco.

iStock/Thinkstock

"A Cantareira não é apenas um parque urbano, é um verdadeiro santuário ecológico que protege as nascentes que abastecem São Paulo", cita o estudo. O local oferece trilhas, cachoeiras, mirantes e ciclorrotas, além de abrigar espécies como o bugio e a onça-parda.

ICMBio/

O Rio de Janeiro aparece com três unidades na lista, tendo o Parque Nacional da Serra dos Órgãos como o mais procurado do estado carioca. Famoso pela trilha de travessia Petrópolis-Teresópolis e pela icônica formação rochosa do Dedo de Deus, impressiona pela biodiversidade.

Leia mais em EXAME ESG